Principal ANAFIC ATUAÇÃO IMPRENSA ASSOCIE-SE Convênios Parceiros FALE CONOSCO
 
Notícias
Anafic - Mudança de Nomenclatura, Flexibilização da Jornada e Remoção



Nas últimas semanas, a ANAFIC tem trabalhado intensamente para fortalecer as reivindicações dos associados como a mudança de nomenclatura, flexibilização da jornada de trabalho, remoção e reestruturação da carreira, entre outros assuntos.

Assim, tem promovido reuniões e apresentado estudos e propostas para a Secretaria-Executiva e Direção de Gestão Interna da CGU, além de dirigentes de outros órgãos, como Casa Civil, Ministério do Planejamento, Secretaria do Tesouro e Governo do Distrito Federal.

Assim sendo, os pleitos dos associados tiveram avanços significativos.

 

Mudança de Nomenclatura

Atualmente há 14 cargos de analista no Poder Executivo Federal. Muitos deles reivindicam a equiparação com os analistas do Ciclo de Gestão. A ANAFIC entende que a denominação de “auditor” é fundamental para a valorização da carreira e para garantir um patamar remuneratório compatível com a complexidade das nossas atribuições.

A CGU encaminhou para o Ministério do Planejamento uma Nota Técnica realizada com base em estudo elaborado pela ANAFIC realizado com a contribuição dos associados, e entregue ao Ministro e ao Secretário-Executivo, demonstrando a importância da mudança de nomenclatura e os riscos associados à nomenclatura de auditor.

As opções apresentadas pela CGU ao Planejamento foram: Auditor Federal de Controle Interno - nome democraticamente escolhido por votação entre os servidores, em eleição elaborada pela DGI, e Auditor de Finanças e Controle - opção alternativa que agregaria também os analistas da Secretaria do Tesouro. Ambas as opções têm por objetivo manter única a Carreira de Finanças e Controle.

 

Flexibilização da Jornada

Corroborando demanda dos servidores, a Secretaria-Executiva encaminhou para o Ministério do Planejamento Nota Técnica com explicações a respeito da nova proposta de regulamentação da jornada de trabalho na CGU.

A Nota Técnica apresentada demonstra a legalidade e oportunidade da proposta, além de introduzir novos conceitos, como a Programação Individual Semanal de Trabalho – PIST, os Trabalhos Externos e o Trabalho Individual por Produto.

A Nota demonstra ainda a necessidade da compensação de 50% nas horas excedentes trabalhadas, especialmente quando se fala em fiscalizações em municípios e operações especiais, que muitas vezes oferecem maior desgaste aos servidores, que devem ser compensados.

A ANAFIC sempre apoiou a flexibilização da jornada de trabalho desde o início, contribuindo com o seu desenvolvimento e mantendo um posicionamento transparente e coerente com a vontade dos seus associados.

 

Remoção

A ANAFIC tem realizado encontros com o Diretor de Gestão Interna e com a Secretaria-Executiva a respeito do assunto, por acreditar na sua extrema importância para os que desejam essa mudança em sua vida, muitas vezes para voltar para perto de sua família.

Esta semana, a DGI ficou de apresentar a minuta do edital do concurso de remoção para as duas entidades representativas dos servidores da CGU, para que se manifestem. A ANAFIC vai consultar os associados para definir proposta de alterações, se for o caso.

 

A ANAFIC conta com a participação dos associados, que sempre terão voz ativa, pois o principal objetivo de uma associação é representá-los bem.

 

ANAFIC - Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno



 

PUBLICADO EM 30/08/2012



0 comentário(s) |

 
SOBRE A ANAFIC
A ANAFIC com suas ações busca contribuir para fortalecimento do controle interno, da transparência pública e do efetivo combate à corrupção.
Leia mais.
 
FALE CONOSCO
SAUS Quadra 4, Bloco A, Número 30, Sala 942
Ed. Victoria Office Tower - Brasília-DF
CEP: 70070-938
financeiroanafic@gmail.com