Principal ANAFIC ATUAÇÃO IMPRENSA ASSOCIE-SE Convênios Parceiros FALE CONOSCO
 
Detalhes da Notícia
NOTA OFICIAL - ANAFIC manifesta preocupação com uma possível reforma administrativa.



A ANAFIC, na qualidade de associação representativa dos Analistas de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União – CGU, considerando o risco inerente a qualquer reforma administrativa, e em face da eventual mudança na Presidência da República, vem a público manifestar preocupação a qualquer forma de enfraquecimento dos órgãos de controle e combate à corrupção.

A CGU é Órgão de Estado! Inclusive um dos que mais vem atuando na defesa do patrimônio público, gerando, nos últimos quatro anos, a economia de recursos públicos superior a 15 bilhões de reais, em ações próprias, além de operações em conjunto com os demais órgãos de combate à corrupção, como Polícia Federal, Ministérios Público Federal e Estadual, Tribunais de Contas e Advocacia Geral da União. Em parceria com demais órgãos de defesa do Estado, apenas em 2015, foram deflagradas 32 operações especiais para combater atos de corrupção envolvendo recursos públicos federais.

Além disso, somente em 2015, a CGU expulsou 541 servidores por atividades contrárias à lei. Destes, em quase 61,4% dos casos foi comprovada a prática de atos relacionados à corrupção.

A CGU tem se pautado pela busca incansável da redução do desperdício na aplicação dos recursos públicos, pelo incremento da transparência governamental e por construir um canal direto de comunicação com a sociedade, principalmente por meio da Lei de Acesso à Informação. Desde sua aprovação, a CGU já registrou mais de 300 mil pedidos de acesso à informação ao Executivo Federal.

Dessa forma, seria inadmissível e inaceitável que a reestruturação administrativa, seja por qual governo for, acarretasse retrocessos nos mecanismos de controle da gestão e combate à corrupção no país.

CGU em foco:

- O Portal da Transparência, desenvolvido e mantido pela CGU, ultrapassou a média mensal de 1,3 milhão de acessos em 2015. Em 2014 a média mensal era de R$ 1,1 milhão.

- A CGU disponibiliza o Sistema de Ouvidorias/e-OUV como canal informatizado que permite a qualquer cidadão denunciar e se manifestar junto aos órgãos. Das quase 16 mil manifestações recebidas, 81% já foram respondidas no prazo médio de 11 dias

- O Programa Olho Vivo busca fazer com que os cidadãos, nos diversos municípios brasileiros, atuem para a melhor aplicação dos recursos públicos. A CGU também capacita os gestores públicos municipais para a correta aplicação dos recursos por meio do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública

- O Programa “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania”, importante parceria com o Instituto Maurício de Sousa, recebeu em 2015 a adesão do Ministério da Educação, que investiu mais de 1 milhão reais para multiplicação do Programa nas escolas, permitindo alcançar 250 mil alunos.

- A CGU promove, desde 2013, o Concurso de Boas Práticas, com o objetivo de estimular, reconhecer e premiar iniciativas no Poder Executivo Federal que contribuam para a melhoria da gestão pública.

- A CGU já atingiu a marca de 4 mil recursos de acesso à informação julgados com base na Lei de Acesso à Informação, lei de iniciativa da CGU. O órgão funciona como instância de avaliação de recursos do Executivo Federal quando há negativa de acesso por entidade à qual o cidadão solicitou a informação.




 
SOBRE A ANAFIC
A ANAFIC com suas ações busca contribuir para fortalecimento do controle interno, da transparência pública e do efetivo combate à corrupção.
Leia mais.
 
FALE CONOSCO
SAUS Quadra 4, Bloco A, Número 30, Sala 942
Ed. Victoria Office Tower - Brasília-DF
CEP: 70070-938
financeiroanafic@gmail.com