Principal ANAFIC ATUAÇÃO IMPRENSA ASSOCIE-SE Convênios Parceiros FALE CONOSCO
 
NOTA OFICIAL - UNACON EXCLUI ANAFIC DE DISCUSSÃO SOBRE HORÁRIO FLEXÍVEL
A ANAFIC - Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno por meio deste comunicado dirige-se a carreira de Analistas, e especialmente aos seus associados, para manifestar a sua profunda indignação com os recentes encaminhamentos impostos pela UNACON acerca da proposta de Horário Flexível.

Recordamos que após o assunto ser novamente suscitado no âmbito da ANAFIC, os trabalhos foram, em espírito de união e igualdade, compartilhados com a UNACON - que a eles formalmente aderiu em reunião pública realizada em maio deste ano, no auditório da sede da CGU. Naquela ocasião, diante de todos os presentes, foi constituída comissão tríplice, composta por Representantes do Sindicato, da ANAFIC e dos servidores.

Desde então a comunhão de esforços acarretou claros avanços, não só de grande adesão dos servidores a um abaixo assinado sobre a proposta, com mais de 1.000 assinaturas, mas também nas tratativas institucionais com a Administração e com grupos representativos e sindicatos de outros órgãos sobre o assunto.

Ocorre que a ANAFIC foi surpreendida com a notícia de uma reunião marcada pela UNACON, às escondidas, no dia 6 de outubro, com sindicatos do Ciclo de Gestão, alijando totalmente das discussões a ANAFIC - legítima representante da comissão acima citada.

Em comunicação encaminhada dia 04/10, após interpelação do Presidente da ANAFIC solicitando presença à citada reunião, o Presidente da UNACON, Rudinei Marques, justificou seu posicionamento alegando “resistência a aceitar outras unidades de classe que não as já constituídas”, em vista a um “princípio de unicidade sindical”, ou ainda de uma “unicidade de representação”, bem como o fato de ser uma reunião “exclusivamente de sindicatos”.

Primeiramente repudiamos a manifestação de que o diálogo conjunto com a ANAFIC seria uma afronta ao “princípio de unicidade sindical”. Mais do que ninguém a UNACON deveria saber que ANAFIC não é um sindicato, é sim uma associação. E a Constituição Federal garante que cabe também às associações a representação profissional (ver destaque abaixo - “ANAFIC não representa lesão à unicidade sindical”).

Além disso, a idéia de uma “unicidade de representação” é uma falácia.  Não há monopólio de representação - isto aqui não é um mercado monopolista e não há reis neste tabuleiro. Não cabe a UNACON optar ou não em se relacionar com a ANAFIC. A ANAFIC é uma realidade, congrega mais de 300 servidores e não é negando a sua existência que ela irá, por si só, se desintegrar. Ou se calar.

Reafirmamos, mais uma vez, que temos absoluta consciência de que a UNACON é o nosso Sindicato, e há prerrogativas de atuação exclusivas. Porém, no caso em questão, não havia nenhuma necessidade da reunião ser exclusivamente sindical. Não há assunto intrinsecamente de cunho sindical a ser tratado e sim uma demanda que interessa a todos os servidores da carreira – associados, sindicalizados, ou ainda que não patrocinam diretamente nenhuma das entidades – representados até então pela comissão tripartite supra citada.

Não questionamos a UNACON patrocinar reuniões exclusivamente entre sindicatos, mas no caso específico, o argumento fora utilizado injustificadamente e fora do contexto das discussões que até então feitas em conjunto, com o único objetivo de excluir a ANAFIC das discussões e tentar minar a sua legitimidade e representatividade.

Tal fato demonstra total desrespeito e deslealdade no trato com a ANAFIC, uma associação legítima que representa de mais de 300 Analistas de Finanças e Controle da CGU, assim como com os mais de 1.000 assinantes da proposta sobre o Horário Flexível, bem como dos presentes à reunião em maio deste ano. Da mesma forma traduz-se em franco prejuízo a ser suportado por todos os interessados no assunto, na medida em que afronta ao deliberado em reuniões públicas, democráticas e isentas.

Saliente-se que, em última análise, está-se diante de verdadeira apropriação vaidosa e aética dos trabalhos relacionados à proposta do Horário Flexível da parte de quem, para eles, foi cordialmente recebido (ainda enquanto discutia-se eventual posse em ação judicial) e desde então sempre tratados na mais absoluta lealdade.

Nestas circunstâncias, cumpre à Direção Provisória da ANAFIC expor - a bem da verdade e em consideração à toda Carreira, e notadamente aos seus associados, os óbices impostos pela UNACON, expostos pelas palavras de seu Presidente Sr. Rudinei Marques.

Repudiamos frontalmente a atitude da UNACON, que quer transformar um processo de discussão sério e necessário para a carreira em um jogo de vaidades e disputa de poder. E lamentamos profundamente que esta “nova” gestão sindical, da qual esperávamos posturas condizentes com a confiança depositada por seus eleitores, e apoiada por esta Associação, copie práticas antidemocráticas tão repetidas pelas gestões anteriores.

Quanto ao Horário-Flexível, alertamos que a priorização do tema e a boa-condução da questão junto as demais carreiras é imprescindível para que ele se torne uma realidade e que se evite a adoção simples do ponto eletrônico, notadamente no âmbito da CGU. Em relação a estes itens, esta responsabilidade está agora exclusivamente com nosso Sindicato.

Porém, tendo em vista nossa convicção participativa, e em consideração aos interesses de nossos associados, buscaremos constituir uma agenda apartada daquela da UNACON para esta questão, uma vez que seu comportamento não nos oferece outra solução. A ANAFIC não se furtará de continuar lutando pela modernização da gestão de pessoas na CGU.

Att.

Direção Provisória
 
SOBRE A ANAFIC
A ANAFIC com suas ações busca contribuir para fortalecimento do controle interno, da transparência pública e do efetivo combate à corrupção.
Leia mais.
 
FALE CONOSCO
SAUS Quadra 4, Bloco A, Número 30, Sala 942
Ed. Victoria Office Tower - Brasília-DF
CEP: 70070-938
financeiroanafic@gmail.com